Nos últimos 10 anos, o mundo da moda passou por grandes transformações. Vivenciamos uma década de inclusão, de uma nova consciência sustentável, além do surgimento das mídias sociais, como o Instagram. De repente, celebridades davam dicas de moda e falavam diretamente com o público consumidor. Assistimos o surgimento do fenômeno Kardashian-West, o declínio da Victoria’s Secret e usufruímos dos avanços tecnológicos para ganharmos mais voz. Tudo isso inspirou um novo pensamento fashion regado de collabs e novas formas de design. Em um período em que a busca por diversidade e pela responsabilidade social foram maiores do que a necessidade de comprar, o cliente investiu em peças cada vez mais exclusivas, que prezam pelo conforto e ultrapassam o conceito de gênero.
Vem comigo conferir as principais tendências da última década!
1- Millenial Pink
O Millennial Pink é a principal tendência da última década. Muito mais um statement do que uma cor em si, o tom transcende o conceito de que o rosa é só para garotas. Nesse contexto, incorpora muitas das questões de identidade de gênero e se torna a cor da atualidade conversando diretamente com a fluidez que a sociedade buscava.
Apostar no pigmento virou moda. Afinal, investir na tendência significava estar aberto ao novo e ciente das mudanças culturais e relevantes. A cor era revolucionária: mais andrógena do que o rosa anterior, foi abraçada tanto por estilistas como por fotógrafos e designers de interiores. Não era um tom de rosa especifico. Carregando tons de bege e cinza, combinava com o verde da natureza, era nostálgica e, para completar, funcionava muito bem nos filtros do Instagram.
Na história da moda, as cores sempre tiveram um lugar importante. Retratam todo o espírito de uma época: questões de classe, a política, hábitos de consumo além de formas de autoexpressão. Pensando nisso, pode-se dizer que o sucesso do millennial pink não foi por acaso. Ele surgiu da demanda do público, das ruas e, principalmente, do poder de comunicação de uma tonalidade.
O rosa do milênio nasceu em 2015 como uma metamorfose do Rose Quartz – nomeado pela Pantone como a cor do ano, mas um girly demais para a identidade andrógena, latente entre os millennials. O nome surgiu em 2016, com um artigo do The Cut declarando aquele rosa que variava entre pêssego e o salmão como a cor do milênio.
2- Nostalgia 1990
Quando o assunto é a moda na última década, o retorno do estilo noventista se destaca. Gargantilhas, fofoletes (scrunchies), óculos pequenos, vestidos no estilo lingerie, o grunge, a logomania e dad sneakers, além das polêmicas pochetes, estão entre as principais trends que marcam a nova geração. Personalidades da gen Z — Kendal Jenner, Hailey Baldwin, Caroline Daur e as irmãs Hadid — ditaram hits das temporadas: peças vintage e outros clássicos dos anos 1990, como calças baggy, mom jeans e conjuntinhos de moletom.
A nostalgia fashion não é novidade. A cada 20, 30 anos, o velho se renova. Talvez porque os estilistas da atualidade tenham crescido há duas ou três décadas e, provavelmente, se inspiram na própria infância – seja no closet dos pais ou em personalidades que se destacaram na época. No entanto, considerando que os últimos 10 anos foram de transformação, a influência da geração X sobre a atualidade demonstra ainda mais relevância. Os anos 1990 inspiraram não apenas os millennials como também a geração Z e conversa diretamente com algumas conquistas fashion como a diversidade, a sustentabilidade e inclusive a febre do sportwear.
Além disso, grifes como Prada, Calvin Klein e Burberry apostaram em bucket hats. Donatella surpreendeu a todos quando convocou top models como Naomi Campbell, Cindy Crawford e Carla Bruni para a passarela da Versace. Outras grifes, como a Supreme e a Champion, ressurgiram e caíram no gosto dos novos compradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário